Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Beleza e Saúde
Guia São Vicente

DIABETES – A VIDA PODE TER MAIS SABOR COM O DOCE NA MEDIDA CERTA

A diabetes é uma doença decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos no organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada de glicose nas células e atua no metabolismo de lipídeos e proteínas. É por isso que parte dos diabéticos precisa tomar insulina para equilibrar a sua taxa de glicose no corpo. A maioria dos diabéticos que ainda produz alguma insulina pode ser tratada com dieta, ou ainda acrescentar medicamentos antidiabéticos orais, que aumentam a eficiência da insulina.

Os números da diabetes assustam. Segundo a Organização Mundial da Asúde (OMS), a doença, aliada a outros males, leva à morte cerca de 17 milhões de pessoas no mundo. O Ministério da Asúde trabalha com a estimativa de 11 milhões de diabéticos no país. Cerca de 26 % dos pacientes que ingressam em programas de diálise são diabéticos. Além disso, é a principal causa de amputações de membros inferiores e de cegueira adquirida.

As complicações decorrentes da diabetes são variadas e podem levar à morte. Entre os problemas crônicos estão a insuficiência renal, cegueira, úlceras nos pés, amputações e disfunção sexual. A diabetes é, frequentemente, acompanhada de hipertensão arterial, o que complica o quadro patológico do indivíduo e leva a um risco de acidentes vasculares cerebrais e insuficiência  cardíaca.

Prevenir diabetes não é deixar de comer tudo o que tem açúcar. É simplesmente cultivar hábitos de vida saudáveis, o que inclui uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Sem eles, as pessoas criam o ambiente propício para o desenvolvimento dessa e outras doenças, que ocasiona queda na resistência física, obesidade e estresse.

As ações da CASSI para prevenir e combater a doença.

 A diabetes faz parte do Programa Viva Coração, que engloba uma série de ações direcionadas à promoção da asúde e prevenção de doenças relacionadas aos problemas cardiovasculares. O Viva Coração, que está incluído na Estratégia Asúde da Família, busca prevenir e tratar esta doença. Os profissionais de nutrição das Unidades orientam as dietas para a redução da obesidade, controle de colesterol e glicose.

Parte desses pacientes são identificados durante seu contato com a CASSI. Foi o que aconteceu com o participante Apolônio Gomes. Depois de um ano de casamento, ele resolveu buscar o serviço médico da CASSI-CE para fazer uma avaliação e ver se estava tudo normal com sua asúde, pois queria muito ter um filho. Após os exames, descobriu que tinha diabetes. "Antes, eu só sabia que tinha propensão à doença por causa de meus pais e avós, que eram diabéticos", disse Apolônio. Há oito anos, o associado fez exame para medir o teor de glicose no sangue e o resultado deu normal. De lá para cá, não se cuidou. E só descobriu ser diabético quando foi fazer os exames indicados pelo médico da CASSI.

Segundo Marconi Zadok Nordelo, médico de família da Unidade Distrito Federal, "a proposta da CASSI é ter a Estratégia de Asúde da Família (ESF) como a porta de entrada para o sistema de asúde". Marconi diz ainda que o monitoramento é feito na coordenação das unidades ou no controle periódico de asúde. No Dia da Asúde (DS), evento que é organizado pela equipe de profissionais de asúde da família dentro da sua área de abrangência, também verifica-se a glicemia capilar, o colesterol, a pressão arterial, o Índice de Massa Capilar (IMC), e é feito o agendamento dos participantes para uma consulta com seu médico de família. Tanto na reunião como em consultório é esclarecido sobre as características e possibilidades de ter diabetes e o que fazer para evitar ou tratar a doença.

Os beneficiários que tiveram a taxa de glicemia alterada têm o seu quadro clínico investigado, monitorado e, se necessário, é encaminhado a um endocrinologista, que também ira acompanhá-lo. Marconi lembra que o paciente diabético ainda pode participar do Grupo de Vida Saudável (GVS), que consiste de quatro encontros, onde são desenvolvidos os temas: Mudança; Auto-cuidado: Alimentação saudável; e Projeto de vida. Nesse grupo, o participante é assistido por uma equipe composta por nutricionista, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e médico de família.

O médico de família da CASSI-MT, Marcelo Rosa da Silva, informa que a CASSI tem como base orientadora o protocolo clínico desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, apoiado pela Associação Médica Brasileira. "Esse protocolo está baseado nas melhores evidências cientificas disponíveis na atualidade que auxiliam na coordenação de cuidados", afirma o médico. 

 

Disciplina é fundamental

A participante Zenith Lima Novaes, 80 anos, começou a participar do GVS em Recife (PE) no início de 2005 e não perdeu nenhuma das quatro reuniões. Diabética, ela conta que recebeu muitas orientações dos profissionais da CASSI. "A gente aprende muita coisa e é estimulada a colocar em prática", comenta Zenith.

A nutricionista da CASSI-PE, Doridas Santos, que acompanha a associada, enfatiza que ela é disciplinada, o quem ajuda muito no tratamento da doença. Zenith diz que seu apelido é disciplina. Por isso que na última avaliação que fez em dezembro, as suas taxas foram muito boas. "O melhor é que tudo que tenho o direito de comer eu gosto. Eu faço uma variedade de comida com as verduras e com o peixe, de tal maneira que minhas netas adoram comer aqui em casa. Além disso me mantenho sempre ativa" lembra Zenith  Lima

Lucinda Figueiredo de Melo, de Cuiabá (MT), descobriu que tinha diabetes depois que aderiu ao plano CASSI Família há mais de três anos. Na época, o médico de família Marcelo Rosa indicou uma serie de exames para ela, que evidenciaram a doença. "Graças a Deus que nesses três anos está tudo sob controle. E não foi difícil. A gente quer asúde e precisa ter firmeza no tratamento", diz ela. Como resultado do acompanhamento médico, da enfermeira e da nutricionista, Lucinda faz caminhadas diárias, perdeu onze quilos e tem uma alimentação bastante saudável.
           
  A nutricionista Dorides confirma que a disciplina é fundamental para o diabético. A maioria deles sente muita ansiedade por comida e boa parte são obesos. "Quando eles chegam à CASSI, geralmente vêm descompensados com relação às taxas de glicose, mesmo tomando insulina. Tudo por falta de orientação alimentar", afirma Dorides.

O diabético está incluído dentro do público prioritário da CASSI, recebendo atenção e cuidado ao longo da vida que, mesmo com a doença, ainda pode ter um bom sabor.

DIET ou LIGHT?

Para quem ainda tem dúvida quanto aos produtos industrializados indicados para o diabético, vai ficar agora bem consciente.

Diet é o que elimina um nutriente específico de sua composição. Para evitar ou controlar diabetes, são indicados os alimentos isentos de açúcar. Existe também o produto diet isento de sal, para hipertensos, ou livre de glútem, para quem não pode comer esse ingrediente. Em geral, quando se reduz o açúcar, o valor calórico diminui, o que leva um alimento dietético a ser útil também para quem deseja emagrecer. Mas existem produtos que, mesmo com baixo teor de açúcar, são potencialmente gordurosos. O chocolate e sorvetes diet, por exemplo, para que não percam o sabor e consistência, levam mais gordura que o normal, tornando-os bastante calóricos.

Light é indicado para quem precisa controlar o peso. Ele apresenta, no mínimo, 25% de calorias a menos do que sua versão tradicional, ou seja, em geral não há uma redução total de todos os elementos calóricos. Um refrigerante light, por exemplo, pode estar isento de açúcar, sendo indicado também para o diabético.


Na alimentação

Incorporar na dieta a maior quantidade de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e vegetais. Evitar descascar algumas frutas, como o pêssego e a maçã. Aumentar também a ingestão de legumes.


Praticar atividade física regularmente promove uma mudança radical no corpo.

Para informações mais detalhadas, acesse o site da Sociedade Brasileira de Diabetes -  SBD:
www.diabetes.org.br

FONTE: Jornal da CASSI nº46, fevereiro/março-2006.


Artigos Anteriores:

24/02/2009
Ginseng e Impotência

01/01/2009
Dicas para perder a barriga

13/12/2008
MALES DO COMPUTADOR

11/09/2008
Laranja para o Coração

10/09/2008
Gordura Trans

09/09/2008
Obesidade Mórbida

08/09/2008
Máscaras caseiras que fazem um verdadeiro "milagre"!

07/09/2008
Receitas de cremes caseiros para o rosto e corpo

06/09/2008
É normal a mulher ter acne na fase adulta?

05/09/2008
Pele, unhas e cabelos saudáveis

04/09/2008
Métodos de Depilação

03/09/2008
Banhos Especiais

02/09/2008
Sol é importante sim, mas com moderação

01/09/2008
Escova de Chocolate

08/05/2008
Nutrição e Beleza

01/07/2007
Espaguete Vegetariano

11/04/2007
FRUTAS NA MEDICINA NATURAL

03/11/2006
50 dicas para a sua pele ficar linda

02/11/2006
Emprego do Suco de Couve nas úlceras do Estômago

01/11/2006
Normas Para a Utilização das Gorduras

31/10/2006
A Água é o Elemento Essencial à Vida.

05/08/2006
RADICAIS LIVRES O que São?

04/08/2006
OS DEZ MINERAIS INDISPENSÁVEIS A SAÚDE

03/08/2006
GORDURAS SIM OU NÃO?

02/08/2006
OS ANTIOXIDANTES

01/08/2006
ALIMENTAÇÃO - A FONTE DA JUVENTUDE

30/07/2006
DIABETES – A VIDA PODE TER MAIS SABOR COM O DOCE NA MEDIDA CERTA

04/03/2006
SAÚDE BUCAL - UMA PRIORIDADE SANITÁRIA

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2022 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Redes de Proteção Arquitetura e Design de Interiores Gelo, Carvão Vidraçaria Retífica de Motores Tintas Gessos Escolas Públicas Rações Alarmes e Monitoramento Escolas de Informática Eventos Tatuagens e Piercings Construtoras & Incorporadoras Floriculturas Lavanderias Perfumarias & Cosméticos Salão de Beleza & Cabeleireiros Ar Condicionado Açougues