Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Beleza e Saúde
Guia São Vicente

Sol é importante sim, mas com moderação

Sol é importante sim, mas com moderação

A proteção deve acontecer o ano inteiro. Mas no verão deve ser ainda maior!!!

O câncer de pele é o mais freqüente de todos os tipos de câncer que acometem o ser humano. Segundo dados do Registro Nacional de Patologia Tumoral e Diagnósticos de câncer do Ministério da Saúde, este tipo de câncer é o mais comum entre os brasileiros de ambos os sexos. São lesões habitualmente de fácil diagnóstico e que, quando operadas precocemente, possuem índices de cura acima de 95%.

De acordo com estatísticas do FDA (Food and Drug Administration), cerca de 1 milhão de casos são registrados anualmente em todo o mundo. Os registros envolvem todos os tipos de câncer de pele, sendo 40 mil casos de melanoma cutâneo, o tipo mais fatal de câncer de pele.

Por ser um câncer que compromete inicialmente a pele, o diagnóstico precoce pode ser feito na maioria dos casos apenas com exame físico (análise da pele por um dermatologista), dispensando a necessidade de exames sofisticados. O diagnóstico precoce é a chave para o tratamento de qualquer tipo de câncer, e também para o câncer de pele. Porém, mais importante ainda que o diagnóstico precoce é a prevenção, ou seja, evitar que ele apareça.

A prevenção deve abordar diversos aspectos, mas o mais importante é evitar a exposição aos raios ultravioleta, que são os principais causadores dos cânceres de pele. O uso diário do protetor solar é a melhor maneira de proteger a pele dos raios UVA e UVB.


Criança e o Sol: todo cuidado é pouco

As crianças se expõem ao sol três vezes mais que os adultos. A exposição solar em excesso até os 18 anos aumenta o risco de câncer de pele na idade adulta. Por isso, vale ressaltar que 80% da exposição solar de uma pessoa acontece neste período da vida, devido, principalmente, ao excesso de atividades ao ar livre.

O protetor solar deve ser usado regularmente. As crianças com queimaduras de sol dolorosas ou com bolhas têm o dobro de risco de desenvolver melanoma maligno. O uso regular do protetor solar nos primeiros 18 anos de vida reduz em 78% as chances de desenvolver câncer de pele na fase adulta.

Apesar dos contrapontos, o Sol é um dos responsáveis para a síntese de vitamina D, por isso, a exposição moderada com o uso do protetor é benéfica. Para síntese de vitamina D, basta exposição por 20 minutos, do sol da manhã ou fim da tarde, 2 vezes por semana. O FDA recomenda o uso de protetores solares apenas após os 6 meses de vida, quando a estrutura de pele da criança torna-se muito semelhante a do adulto. Mesmo assim, o ideal é que as crianças utilizem loções hipoalergênicas e não fiquem diretamente expostas ao sol.

DÚVIDAS FREQUENTES:

1- É verdade que o mormaço queima mais que o sol? NÃO, queima igual. O problema é que sentimos menos calor e, por isso, ficamos mais tempo expostos quando está nublado e nos queimamos mais. As medidas de fotoproteção devem ser seguidas sempre, esteja sol ou nublado.

2- De manhã cedo e a tardezinha não tem radiação UV? Mentira. A radiação UVA é constante, porém a radiação UVB é menor nestes períodos do dia.

3- Todo mundo gosta de estar moreno. Ficar bronzeado faz bem? NÃO! O bronzeado é uma espécie de escudo protetor que o corpo tenta fazer para bloquear os raios UV. Significa que o núcleo de algumas células está sendo bombardeado por radiações, e ocorre a produção do pigmento, numa tentativa de defesa do corpo. Como a defesa contra a destruição de algumas células poderia ser benéfica para o corpo? Concluindo, bronzear-se faz mal à pele.

4- O câncer de pele é mais raro nos negros? SIM, as pessoas brancas têm mais câncer de pele que os negros e orientais, pois tem menor proteção natural. Quanto mais claro maior a incidência de tumores cutâneos e maior a necessidade de se proteger. Os mais sensíveis são as pessoas loiras, ruivas e com olhos claros, que raramente se bronzeiam (só ficam vermelhas).

5- Existe tendência familiar ao câncer de pele? Sim. Quem tem algum familiar que tem ou teve câncer de pele, tem mais chance de ter um ao longo da vida.

6- Como desconfiar de um câncer de pele? Devemos estar atentos a dois tipos distintos de lesões:

A- Manchas escuras na pele, parecidas com pintas. Os sinais que chamam a atenção são: crescimento rápido da pinta, presença de contornos irregulares, mais de 2 cores na mesma lesão, diâmetro maior que 5 milímetros, formato irregular da pinta (não é redonda, superfície irregular). Estas características são do melanoma, o tumor mais grave da pele. Se detectado e tratado no começo, tem altos índices de cura.

B- Os sinais dos tumores de pele mais comuns (carcinoma basocelular e espinocelular) são: lesões na pele parecidas com espinhas ou picadas de insetos, bolinhas peroladas (esbranquiçadas) na superfície da pele, feridas que não cicatrizam e de vez em quando sangram, áreas endurecidas parecidas com cicatrizes e casquinhas ásperas. Estes tumores têm menos chance de espalhar pelo corpo, porém causam grande destruição local, principalmente se não tratados adequadamente.

Na dúvida, sempre consulte seu dermatologista.

7- Como é o tratamento dos tumores de pele? O tratamento é a destruição ou remoção do tumor, queimando ou operando. O tratamento vai depender do tipo de tumor, seu tamanho, localização, se já foi operado antes e condições clínicas do paciente. A cirurgia que oferece os maiores índices de cura é a cirurgia micrográfica de Mohs; ela também permite remover o mínimo de tecido sadio ao redor do tumor, com melhores resultados estéticos e funcionais.


Fontes:
Dr. Luiz Roberto Terzian, médico dermatologista, consultor do Centro de Pesquisa e desenvolvimento dos laboratórios Stiefel, líder mundial em dermatologia.


Artigos Anteriores:

24/02/2009
Ginseng e Impotência

01/01/2009
Dicas para perder a barriga

13/12/2008
MALES DO COMPUTADOR

11/09/2008
Laranja para o Coração

10/09/2008
Gordura Trans

09/09/2008
Obesidade Mórbida

08/09/2008
Máscaras caseiras que fazem um verdadeiro "milagre"!

07/09/2008
Receitas de cremes caseiros para o rosto e corpo

06/09/2008
É normal a mulher ter acne na fase adulta?

05/09/2008
Pele, unhas e cabelos saudáveis

04/09/2008
Métodos de Depilação

03/09/2008
Banhos Especiais

02/09/2008
Sol é importante sim, mas com moderação

01/09/2008
Escova de Chocolate

08/05/2008
Nutrição e Beleza

01/07/2007
Espaguete Vegetariano

11/04/2007
FRUTAS NA MEDICINA NATURAL

03/11/2006
50 dicas para a sua pele ficar linda

02/11/2006
Emprego do Suco de Couve nas úlceras do Estômago

01/11/2006
Normas Para a Utilização das Gorduras

31/10/2006
A Água é o Elemento Essencial à Vida.

05/08/2006
RADICAIS LIVRES O que São?

04/08/2006
OS DEZ MINERAIS INDISPENSÁVEIS A SAÚDE

03/08/2006
GORDURAS SIM OU NÃO?

02/08/2006
OS ANTIOXIDANTES

01/08/2006
ALIMENTAÇÃO - A FONTE DA JUVENTUDE

30/07/2006
DIABETES – A VIDA PODE TER MAIS SABOR COM O DOCE NA MEDIDA CERTA

04/03/2006
SAÚDE BUCAL - UMA PRIORIDADE SANITÁRIA

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Academias Bancos Bares Farmácias de Manipulação Tintas Sorvetes - Fabricantes e Distruibuidores Paisagismo Sacolão - Hortifrutigranjeiros Empreiteiras de Mão de Obra Farmácias e Drogarias Areia e Pedregulho Cartórios e Tabeliães Advogados Medicina & Saúde Autoescolas Universidades e Faculdades Madeireiras Plantas Marcenaria Escolas Públicas