Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Guia São Vicente

UNHAS NOS CÃES

AS EXTREMIDADES DO CÃO

As características morfológicas e fisiológicas dos cães permitem a qualificação de carnívoros digitígrados, que se apóiam somente sobre os dedos para caminhar ou correr, dotados de cinco dedos em cada uma das extremidades dianteiras e de quatro nas patas posterior. Quase todas as raças caninas conhecidas têm os polegares atrofiados ou muito rudimentares, que não se apóiam no chão e só mostram a unha levantada com respeito à superfície de contato com o chão. Deve mencionar-se a exceção do "Lundehund", cão norueguês que tem cinco dedos funcionais e um número superior de polpas, ou "almofadinhas", que facilitam suas habilidades de escalador. Este animal, quase desconhecido, é cuidadosamente protegido, estando absolutamente proibida sua exportação fora do seu nórdico país de origem, com o qual não é estranho que se mencione sua existência ao generalizar a anatomia das extremidades dos cães.

MORFOLOGIA DOS PÉS

Já dissemos que os cães apóiam, menos a exceção antes mencionada, quatro dedos das extremidades anteriores, menos o pequeníssimo polegar e os quatro dedos, que completam cada uma das traseiras. A forma dos pés, sumamente variável, oscila do pé compacto, fechado e curto, chamado "pé-de-gato", ao oval, alongado e com dedos algo separados, conhecido como "pé-de-lebre". Os dedos costumam arcar-se com perfil convexo com respeito à linha do chão e se assentam sobre polpas com calos, geralmente espessas e resistentes, que se conhecem vulgarmente como "alfomadas" estando exteriormente unidos entre si por membranas interdigitais, às vezes cobertas de pêlo, nas quais se localizam as únicas glândulas sudoríparas funcionais, dado que todos sabemos que a transpiração nestes animais se efetúa por via pulmonar. As unhas não são retráteis e apresentam ou devem apresentar a ponta redonda, desgastada pelo atrito com o terreno.

CUIDADOS COM AS UNHAS NOS CÃES

A diversificação das raças reconhecidas ou não pelas sociedades cinológicas internacionais e as atividades tão diferentes que realizam uns e outros cães, fazem que os pés, incluídas as unhas, estejam submetidos a condições de desgaste, calejamento e abrasão de muitos tipos diferentes. Em algumas raças, as unhas, de uma ou outra cor e textura, são longas e relativamente curvas; em outras, curtas e potentes, mas a regra geral nestes animais, que não podem fazer retrair essas formações córneas, é que a ação de caminhar ao trote ou galope induz um desgaste contínuo por atrito e abrasão das unhas dos dedos funcionais. A falta de exercício, de passeios pelo campo, de saídas freqüentes a parques ou jardins de muitos cães de companhia, que vivem em pequenos apartamentos urbanos, produz um excessivo desenvolvimento das unhas que, ao não parar de crescer e não serem "limadas" contra a terra e as rochas durante o diário caminhar, ou nos exercícios que muitos cães efetuam no campo para enterrar um osso ou escavar uma toca de qualquer animal silvestre, adotam formas e estruturas que podem machucar o cão e provocar-lhe deformações nas extremidades. Os apartamentos fechados, os pisos de azulejos, o breve passeio pelas calçadas urbanas contígua ao domícilio não bastam, e é necessário recorrer ao corte periódico com tesouras especiais que, se não se tem experiência, deve ser realizado pelo veterinário.


Artigos Anteriores:

18/01/2009
51 Dicas de Como Manter seu Aquário

11/11/2008
COMO CUIDAR DE CÃES

09/09/2008
Enriquecendo o habitat

12/01/2008
Exoparasitose

10/01/2008
Desmamação de Gatos

09/01/2008
A velhice nos Felinos

08/01/2008
A COLEIRA DO GATO

07/01/2008
Educação doméstica dos Cães

06/01/2008
Cuidados do pêlo do cão

05/01/2008
COSMÉTICA CANINA

04/01/2008
UNHAS NOS CÃES

03/01/2008
A amputação da cauda

02/01/2008
A Velhice

01/01/2008
A DENTIÇÃO DO CÃO

29/06/2007
A correia: segurança e simbolismo

28/06/2007
A Comida do Cachorro

27/06/2007
A Coleira do Cão

26/06/2007
A Casa do Cachorro

25/06/2007
A Cama do Cachorro

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Sacolão - Hortifrutigranjeiros Floriculturas Celulares, Tablets, Smartphones Correios Portões Eletrônicos e Automáticos Lavanderias Bazares e Papelarias Açougues Clínicas de Estética Tela Mosquiteiras Tecidos Assistência Técnica e Redes de Computadores Móveis Planejados Hospitais, Pronto Socorros e Postos de Saúde Impermeabilização Sistemas, web sites, Consultoria em TI Advogados Borracharias Serralheria Escolas Públicas