Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Guia São Vicente

Exoparasitose

A PELE DO GATO

Quase todos os felídeos são providos de uma capa densa e "apertada" de pêlo suave e impermeável, até certo ponto. Em alguns exemplares o pêlo é longo; em outros, curto mas sempre sedoso e de fina textura. A natureza extremamente pulcra dos gatos faz que estes animais passem grande parte do seu tempo lambendo e limpando o corpo, utilizando a boca e as patinhas como um pente, para conservar o pêlo em perfeito estado. Esta auto-limpeza do felino será, em muitos casos, suficiente para manter uma capa limpa, brilhante e sã.

PARASITAS EXTERNOS POUCO FREQÜENTES

Carrapatos, piolhos e dípteros da família "Calliphoridae", de moscas que se alimentam de detritos orgânicos em decomposição e, inclusive, de tecidos vivos de animais e seres humanos, produzindo as chamadas "miasis", raramente atacam as partes externas dos gatos domésticos. Os carrapatos que podem pertencer aos gêneros "Hyalomma" e "lxodes" são virtuais exoparasitas dos felinos, mas quase nunca encontraremos sua incomôda presença no nosso animal. Não obstante, se se desse o caso, procederemos a desprendê-los banhando-os com uma gota de gasolina ou picando-os com um alfinete cuja ponta tenha sido esquentada até o vermelho-vivo, com cuidado para não queimar-nos. Os piolhos, também muito raros, se localizam nos pêlos, aos quais se agarram com suas potentes mandíbulas. A espécie citada sobre gato é "Felícula subrostratus". Portanto, as miasis produzidas por moscas só se apresentam em animais velhos ou doentes que vivem livres. Quando recolhamos algum gato com estas afecções deveremos levá-lo imediatamente ao veterinário, que será quem estabeleça o diagnóstico e terapia correspondentes.

AFECÇÕES EXOPARASITÁRIAS MAIS COMUNS

As pulgas e acarioses diversas, apesar da quase obsessiva limpeza que os próprios animais e seus donos possam observar, costumam assentar-se com certa freqüência nos gatos domésticos. A pulga do gato não é da espécie comum, pois se trata de "Ctenocephalides catis", que também pode atacar o cão e o homem de maneira eventual. Os gatinhos com pulgas se coçam continuamente e devem ser submetidos a uma limpeza cuidadosa até deixá-los livres de tão incômodos hóspedes. Para isso se coloca o felino sobre um pano branco ou papel grande da mesma cor, e, com um produto inseticida especial para gatos, se esfrega vigorosamente o animal, começando pelo dorso, lombo e seguindo até peito e pescoço, evitando que possa lamber-se durante esta operação. As pulgas abandonam o corpo do animal caindo sobre o trapo ou papel, que será imediatamente incinerado. Esta desparasitação deve ser repetida vários dias sucessivos. Ácaros diversos como o Demodex cati, Trombicula autunalis e Notoedres cati podem localizar-se nas zonas do pescoço, orelhas e cangote, produzindo uma coceira característica no gatinho, que coça incessantemente essas zonas, na tentativa vã de desembaraçar-se dos incômodos ácaros. Estes ácaros diminutos podem produzir alterações epidérmicas e inclusive "sarnas cefálicas", como é o caso de Notoedres. O tratamento específico deverá consistir em loções acaricidas especiais para estes animais, que em todo caso serão receitadas pelo veterinário. Sempre se deve ter um cuidado especial na administração de loções ou inseticidas sobre a pele, dado que o gato, ao lamber-se, poderia intoxicar-se com os componentes destas substâncias.


Artigos Anteriores:

18/01/2009
51 Dicas de Como Manter seu Aquário

11/11/2008
COMO CUIDAR DE CÃES

09/09/2008
Enriquecendo o habitat

12/01/2008
Exoparasitose

10/01/2008
Desmamação de Gatos

09/01/2008
A velhice nos Felinos

08/01/2008
A COLEIRA DO GATO

07/01/2008
Educação doméstica dos Cães

06/01/2008
Cuidados do pêlo do cão

05/01/2008
COSMÉTICA CANINA

04/01/2008
UNHAS NOS CÃES

03/01/2008
A amputação da cauda

02/01/2008
A Velhice

01/01/2008
A DENTIÇÃO DO CÃO

29/06/2007
A correia: segurança e simbolismo

28/06/2007
A Comida do Cachorro

27/06/2007
A Coleira do Cão

26/06/2007
A Casa do Cachorro

25/06/2007
A Cama do Cachorro

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Lajes Mármore, Granitos e Pedras Decorativas Areia e Pedregulho Clubes Cartórios e Tabeliães Bombas e Motores Perfumarias & Cosméticos Ar Condicionado para veículos Empreiteiras de Mão de Obra Aviculturas Produtos e Artigos Esportivos Táxi Boates, Casas Noturnas, Baladas Coletas de Entulhos Oticas Lanches & Lanchonetes Produtos Naturais Concretos Eletrodomésticos & Eletroeletrônicos Clínicas Veterinárias